quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia 10: 1973 - Jacarandá (Luiz Bonfá)


O Disco de Hoje foi difícil escolher. Em homenagem ao Dia Internacional do Jazz, estou ouvindo  alguns álbuns brasileiros deste estilo desde de manhã. Já passei por Airto Moreira, Os Cobras, uma excelente coletânia chamada Bossa Jazz, Hermeto Pascoal e Eumir Deodato.

Mas daí, re-ouvi o excelente violonista Luiz Bonfá, e "Jacarandá" virou O Disco de Hoje. Para começar, todos os arranjos foram orquestrados pelo genial Eumir Deodato (que certamente aparecerá aqui em um outro dia). Conta com percurssão de Airto Moreira e baixo de ninguém menos que Stanley Clarke.

O disco já começa com a pauleira das congas, percursão e bateria ensandecidas em "Apache", uma sonzera. "Empty Room" tem a força do baixo inconfundível do Clarke, junto com o violão limpo, sonoro e cheio de "groove" do Bonfá, característico de todas as faixas do disco. "Song Thoughts", que seria ótima trilha para uma cena de perseguição em algum filme. A música que dá nome ao disco ("Jacarandá") é uma obra prima, bela e suave. E para terminar o Disco de Hoje, "Sun Flower" também é demais.

Tem que ouvir esta sonzera do começo ao fim, talvez aqui. Dá para degustar "Apache Talk" aí no iutubius.


Nenhum comentário:

Postar um comentário