terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia 42: 1975 (2011) - Dizzy Gillespie no Brasil (Dizzy Gillespie e Trio Mocotó)


O Disco de Hoje foi gravado em apenas 3 dias e ficou engavetado por quase 40 anos. Gravado em 1975, na vinda do gigante trompetista Dizzy Gillespie ao Brasil. Os músicos do Trio Mocotó foram convidados para a grande empreitada de acompanhá-lo. Para os que não conhece, o Trio Mocotó tem uma história de 50 anos de boa música, acompanharam e foram os principais responsáveis pelo lançamento e sucesso de  ninguém menos que Jorge Ben.

Bom, esta jóia ficou empoeirando por décadas, escutei pela primeira vez há pouco mais de um ano. Pauleira do começo ao fim. Vale lembrar que foi gravado em pouquíssimo tempo, sendo a gravação de algumas jam sessions, com muito improviso, mas jeito de disco muito trabalhado e ensaiado, exceto pela empolgação dos gritos dos músicos ao fim das músicas, percebendo que faziam uma jóia irrepetível.

A segunda faixa do álbum, "The Truth", tem um gingado tranquilo, com a guitarra e baixo dominando a melodia, muita percursão e o som inconfundível do trompete do Dizzy. "Dizzy's Shout" se aproxima da bossa nova no começo, mas sofre uma reviravolta nos seus últimos 3 minutos, virando um sambão porrada, quase rock. O disco é fechado com chave de ouro com "Rocking with Mocotó", com jeitão de escola de samba, cuica gritando, bumbão, o suingue dos brasileiros com o virtuosismo dos gringos.

Dá uma degustada aí no youtube ou adquira já o Disco de Hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário