segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dia 88: 2013 - Desaguou (André Sampaio & os AfroMandinga)



Passaram alguns meses desde que fui apresentado ao excelente Disco de Hoje. Segundo o site oficial, no álbum “Desaguou”, André Sampaio & Os AfroMandinga apresentam um encontro entre Rio de Janeiro, Mali, Burkina Faso, Lisboa, Moçambique e Olinda.

André Sampaio era o guitarrista da excelente banda de reggae brasileiro Ponto de Equilíbrio. Saiu da banda, andou viajando pela África Ocidental, juntando experiências e material para este disco.

Na primeira música, já diz ao que veio, com o soul suingado de "O que fazer?". A lindíssima "Desaguou" conta com a guitarra africana do Vieux Farka Touré, de Mali. Solos suaves de guitarra complementam a beleza da letra:
Olha a vida é como um rio, quando vê já desaguou
Nascemos água, morremos terra, assim dizia o avô
Na outra margem tão longíqua, eu encontrei quem sou
Tem uma versão da maravilhosa "Juízo Final", de Nelson Cavaquinho, eternizada por Clara Nunes, bem como a Zumbi, do Jorge Ben, com BNegão e um monte de gente boa.

Para o meu regozijo, temos até um belíssimo afrobeat em "Zimbawenin". Uma das minhas preferidas é "Rainha", que me fez pensar que nossas paixões, assim como nossas dores, são sempre maiores do que a dos outros.

Todos vocês guardam no peito
No peito uma paixão
Mas paixão igual a minha
Essa não existe não, não não
Tempo que não volta mais
Tempo bom, ah tempo bom
De que adianta olhar pra trás?
Tempo bom, ah tempo bom
Visite o site oficial, compre o disco, dá uma escutada ali no tubio, abaixe já O Disco de Hoje ou ouça no ixpótifai. Lembrando que todos os discos que já passaram por aqui estão em uma playlist do spotify, boa para botar no randômico (que nunca realmente o é) e descobrir boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário